O uso das TICs na gestão pedagógica do processo de ensino
e aprendizagem
O objetivo deste texto é apresentar e
discutir alguns problemas práticos de gestão pedagógica que afetam diretamente
o aluno, o professor e a coordenação das escolas sob a ótica da inserção das
TICs na dinâmica e no cotidiano da escola e do trabalho do professor.
A sala de aula – aspectos práticos da gestão
pedagógica e o uso de TICs
Por trás da figura do professor não reside apenas
um “explicador de conteúdos”, ou mesmo de um “facilitador da aprendizagem”, mas
também a de um gestor. Ao professor não cabe apenas ensinar, ou
facilitar a aprendizagem, mas também:
·
avaliar o processo
de ensino e aprendizagem por meio de ferramentas diversas que incluam uma série
de observações diretas do aluno, provas e testes, trabalhos e tarefas, além da
frequência do aluno e de aspectos sócio-educativos não mensuráveis
quantitativamente, mas passíveis de avaliação diferencial;
·
registrar todas
essas avaliações, informações e suas observações sobre os alunos e sobre o
processo de ensino e aprendizagem, bem como relatar os tópicos do currículo que
estão sendo abordados, as estratégias e as atividades que estão sendo
desenvolvidas com os alunos;
·
analisar os
resultados obtidos por diferentes formas de avaliação e coleta de dados e, à
partir deles, tomar decisões de caráter pedagógico, de forma a replanejar suas
estratégias de ensinar com base em critérios objetivos efetivamente observados
e registrados;
·
dar transparência,
divulgar e discutir os resultados obtidos pelos alunos com os próprios, com a
coordenação pedagógica da escola e com os responsáveis pelos alunos.
Decisões e ações dos professores:
·
investir na
aquisição de um notebook próprio, caso ainda não tenha nenhum, que disponha de
wireless (possibilidade de acesso à internet sem fio);
·
dispor-se a
aprender colaborativamente com seus pares e seus alunos, ao invés de apenas
esperar ações de formação provindas da coordenação, da gestão ou órgãos
superiores;
·
procurar
informações na internet e dedicar em média uma hora diária para a aprendizagem
autodidata sobre o uso das TICs;
·
transferir, aos
poucos, os registros feitos em papel para o formato digital, usando documentos
de texto e planilhas eletrônicas. Compartilhar com os colegas as suas ideias,
planilhas e outros documentos; estabelecer como meta pessoal a construção de um
perfil de professor digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário