Translate

domingo, 16 de junho de 2013

TEMA: PROJETO AGENDA 21 – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

TEMA: PROJETO AGENDA 21 – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista o aumento extraordinário da extração de matéria-prima para a produção de bens e consumo, principalmente após a Revolução Industrial e o aumento do capitalismo e da Globalização, vimos ser necessária a adoção de medidas que regulem e protejam a conservação das reservas florestais, das riquezas minerais e da quantidade e qualidade da água, ar e solo.
O mundo contemporâneo fez com que os seres humanos atuassem no meio ambiente de forma desordenada e irresponsável e, somente agora, está havendo uma preocupação com essa utilização sem precedentes e do descaso de décadas e décadas. Várias reuniões/conferências em relação a um FUTURO MELHOR estão sendo realizadas pelo mundo e, desde O Clube de Roma, que atribuía as consequências desastrosas do meio ambiente ao aumento da população e do consumo, passando pela Eco 92 e Rio + 20, vemos que é urgente implementações de ações para mantermos o planeta ativo e com recursos que possam garantir a sobrevivência do planeta sem esgotar com os recursos naturais e sem causar danos a vida do planeta.
Vivemos em uma época de mudanças e sem dúvida diz respeito a alterações dos nossos hábitos que se tornaram comuns com o passar do tempo. Vai desde economizar água com as atividades domésticas e de higiene pessoal, passando pela reeducação alimentar, a reciclagem que promove a economia da extração dos recursos naturais e economia  financeira e redução dos resíduos sólidos, a utilização de produtos que danifiquem menos o meio ambiente como os biodegradáveis, a substituição das embalagens plásticas pelas de vidro, da sacolinha do supermercado pela retornável, implementação de energias renováveis e a opção de abastecer o veículo a gasolina, etanol ou gás, enfim, ficaríamos aqui um bom tempo para listar todas as novas atitudes presentes em nosso dia-a-dia.
No momento que a sociedade se engaja na luta para preservar o planeta, os cientistas e estudiosos empenham-se em desenvolver soluções alternativas e de baixo custo para evitar um colapso mundial com a falta de energia e de recursos para o desenvolver da sociedade contemporânea.

PÚBLICO ALVO:

Comunidade Escolar – gestores, funcionários, professores, alunos, familiares e a comunidade em si.

DURAÇÃO:  Permanente.

OBJETIVO GERAL:
Orientar a importância da preservação ambiental em todas as suas esferas para fornecer um futuro melhor e sustentável para as futuras gerações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar os problemas que afetam a qualidade de vida dos educandos e da sociedade onde está inserido;
Oportunizar ao educando  e comunidade escolar o conhecimento sobre como atuar em sociedade para melhorar a qualidade de vida de todos;
Orientar a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, como cidadãos conscientes, quanto ao consumo e o uso das mercadorias de maneira racional e eficaz, bom como o descarte adequado quando não necessitar mais daquele produto.
Orientar para que evitem o desperdício dos recursos naturais, pois, a partir de agora, estão sendo considerados finitos.
Ter uma visão holística sobre os hábitos adequados para promover a sustentabilidade do planeta e preservar nossas reservas naturais e promover um futuro adequado as gerações futuras.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O PROJETO AGENDA 21 – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE nasceu da necessidade de a Escola desenvolver um trabalho de orientação que contemplasse a necessidade da melhoria de vida da população e da importância da preservação dos recursos naturais, fonte de toda a produção dos produtos e mercadorias consumidos atualmente e frutos do modismo que leva ao descarte e ao mau uso desses recursos, acarretando inúmeros problemas e colocando em risco a vida das futuras gerações.
Para que os objetivos sejam alcançados a escola promoverá palestras com Engenheiros Ambientais, Biólogos, através de vídeos, documentários, elaboração de painéis e visitas a áreas degradadas e de reciclagem. Após isso dará início a um trabalho em equipe que coletará, através de fotos ou imagens de seu próprio celular ou outros equipamentos, vídeos e cartazes que sairão de pesquisa em campo e passará pela escola e redes sociais, chegando a comunidade escolar e a sociedade mostrando e direcionando os problemas e as soluções para alcançar um futuro melhor.
Para o encerramento do Projeto será realizada um dia na escola para acolhermos a comunidade e debatermos os diversos assuntos nos moldes do Fórum Social Mundial. Cada lugar terá uma equipe trabalhando e divulgando um tema e telões mostrando a realidade atual e o que deveria ser o ideal, conduzindo ao pensar consciente e a mudança de hábitos para conquistarmos um futuro melhor para as gerações futuras.

RECURSOS

Uso de recursos midiáticos para elucidar a realidade de nosso bairro, cidade, país e mundo. Palestras e documentários disponíveis no youtube ou em programas de TV, principalmente dos canais por assinatura, como Cidades e Soluções.
Apresentação e produção de cartazes e vídeos, pelos alunos, para mostrar e orientar que é preciso fazer algo agora, pois o amanhã pode ser tarde.

AVALIAÇÃO:
Uma vez alcançado os objetivos do projeto, concluímos que ao encerrar essa etapa, o público alvo, ao qual foi destinado esse projeto tenha aprendido a utilizar melhor os produtos e compreendido que para tudo aquilo que é fabricado exige-se uma retirada de inúmeros recursos naturais, os quais a natureza não consegue refazê-los em tempo da escala humana e que poderá acabar um dia conduzindo o planeta a um colapso, principalmente pela falta de energia. Não se esquecendo de focar na aprendizagem para a melhor utilização das mercadorias a serem consumidas e a redução dos resíduos sólidos, levando a uma qualidade de vida mais saudável, uma cidade mais limpa e os recursos naturais preservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário