TEMA: PROJETO AGENDA
21 – PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
JUSTIFICATIVA:
Tendo
em vista o aumento extraordinário da extração de matéria-prima para a produção
de bens e consumo, principalmente após a Revolução Industrial e o aumento do
capitalismo e da Globalização, vimos ser necessária a adoção de medidas que
regulem e protejam a conservação das reservas florestais, das riquezas minerais
e da quantidade e qualidade da água, ar e solo.
O
mundo contemporâneo fez com que os seres humanos atuassem no meio ambiente de
forma desordenada e irresponsável e, somente agora, está havendo uma
preocupação com essa utilização sem precedentes e do descaso de décadas e
décadas. Várias reuniões/conferências em relação a um FUTURO MELHOR estão sendo
realizadas pelo mundo e, desde O Clube de Roma, que atribuía as consequências
desastrosas do meio ambiente ao aumento da população e do consumo, passando
pela Eco 92 e Rio + 20, vemos que é urgente implementações de ações para
mantermos o planeta ativo e com recursos que possam garantir a sobrevivência do
planeta sem esgotar com os recursos naturais e sem causar danos a vida do
planeta.
Vivemos
em uma época de mudanças e sem dúvida diz respeito a alterações dos nossos
hábitos que se tornaram comuns com o passar do tempo. Vai desde economizar água
com as atividades domésticas e de higiene pessoal, passando pela reeducação
alimentar, a reciclagem que promove a economia da extração dos recursos
naturais e economia financeira e redução
dos resíduos sólidos, a utilização de produtos que danifiquem menos o meio
ambiente como os biodegradáveis, a substituição das embalagens plásticas pelas
de vidro, da sacolinha do supermercado pela retornável, implementação de
energias renováveis e a opção de abastecer o veículo a gasolina, etanol ou gás,
enfim, ficaríamos aqui um bom tempo para listar todas as novas atitudes presentes
em nosso dia-a-dia.
No
momento que a sociedade se engaja na luta para preservar o planeta, os
cientistas e estudiosos empenham-se em desenvolver soluções alternativas e de
baixo custo para evitar um colapso mundial com a falta de energia e de recursos
para o desenvolver da sociedade contemporânea.
PÚBLICO ALVO:
Comunidade
Escolar – gestores, funcionários, professores, alunos, familiares e a
comunidade em si.
DURAÇÃO:
Permanente.
OBJETIVO GERAL:
Orientar
a importância da preservação ambiental em todas as suas esferas para fornecer
um futuro melhor e sustentável para as futuras gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Identificar
os problemas que afetam a qualidade de vida dos educandos e da sociedade onde
está inserido;
Oportunizar
ao educando e comunidade escolar o
conhecimento sobre como atuar em sociedade para melhorar a qualidade de vida de
todos;
Orientar
a comunidade escolar sobre seus direitos e deveres, como cidadãos conscientes,
quanto ao consumo e o uso das mercadorias de maneira racional e eficaz, bom
como o descarte adequado quando não necessitar mais daquele produto.
Orientar
para que evitem o desperdício dos recursos naturais, pois, a partir de agora,
estão sendo considerados finitos.
Ter uma visão holística sobre os hábitos
adequados para promover a sustentabilidade do planeta e preservar nossas
reservas naturais e promover um futuro adequado as gerações futuras.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O PROJETO AGENDA 21 – PRESERVAÇÃO DO MEIO
AMBIENTE nasceu da necessidade de a Escola desenvolver um trabalho de
orientação que contemplasse a necessidade da melhoria de vida da população e da
importância da preservação dos recursos naturais, fonte de toda a produção dos
produtos e mercadorias consumidos atualmente e frutos do modismo que leva ao
descarte e ao mau uso desses recursos, acarretando inúmeros problemas e
colocando em risco a vida das futuras gerações.
Para que os objetivos sejam alcançados a escola
promoverá palestras com Engenheiros Ambientais, Biólogos, através de vídeos,
documentários, elaboração de painéis e visitas a áreas degradadas e de
reciclagem. Após isso dará início a um trabalho em equipe
que coletará, através de fotos ou imagens de seu próprio celular ou outros
equipamentos, vídeos e cartazes que sairão de pesquisa em campo e passará pela
escola e redes sociais, chegando a comunidade escolar e a sociedade mostrando e
direcionando os problemas e as soluções para alcançar um futuro melhor.
Para
o encerramento do Projeto será realizada um dia na escola para acolhermos a
comunidade e debatermos os diversos assuntos nos moldes do Fórum Social
Mundial. Cada lugar terá uma equipe trabalhando e divulgando um tema e telões
mostrando a realidade atual e o que deveria ser o ideal, conduzindo ao pensar
consciente e a mudança de hábitos para conquistarmos um futuro melhor para as
gerações futuras.
RECURSOS
Uso de recursos midiáticos para elucidar a
realidade de nosso bairro, cidade, país e mundo. Palestras e documentários
disponíveis no youtube ou em programas de TV, principalmente
dos canais por assinatura, como Cidades e Soluções.
Apresentação
e produção de cartazes e vídeos, pelos alunos, para mostrar e orientar que é
preciso fazer algo agora, pois o amanhã pode ser tarde.
AVALIAÇÃO:
Uma vez alcançado os objetivos do projeto,
concluímos que ao encerrar essa etapa, o público alvo, ao qual foi destinado
esse projeto tenha aprendido a utilizar melhor os produtos e compreendido que
para tudo aquilo que é fabricado exige-se uma retirada de inúmeros recursos
naturais, os quais a natureza não consegue refazê-los em tempo da escala humana
e que poderá acabar um dia conduzindo o planeta a um colapso, principalmente
pela falta de energia. Não se esquecendo de focar na aprendizagem
para a melhor utilização das mercadorias a serem consumidas e a redução dos
resíduos sólidos, levando a uma qualidade de vida mais saudável, uma cidade
mais limpa e os recursos naturais preservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário